sábado, 23 de abril de 2016

1º de Maio do trabalhador Rural e Urbano

1º de maio: Dia Internacional de luta dos trabalhadores!
  


 Manifestação exigindo a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias realizada em 
1º de maio de 1886, em que 500 mil trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
            No dia 5 de maio de 1886, os operários americanos voltaram novamente às ruas e foram novamente reprimidos. Desta vez, 8 líderes foram presos e ‘julgados’, sendo 5 deles condenados à forca e 3 à prisão perpétua. Dos 5 condenados à forca, 4 foram executados no dia 11 de novembro de 1887 e um assassinado na prisão, na véspera da execução.
Em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia para que os trabalhadores do mundo todo se lembrem dos bravos combatentes que dedicaram suas vidas à luta, para que o futuro da classe operária fosse transformado e a redução da jornada conquistada.
           
Hoje em dia, a burguesia (patrões, governos e burocratas sindicais) transformou o 1º de maio simplesmente em dia de festas, com shows e distribuição de prêmios.

Os trabalhadores necessitam organizar-se e voltar aos movimentos independentes, pois, com a crise capitalista sem soluções duradoras, a burguesia, ora em aliança com setores burocráticos do movimento operário e popular, ora organiza o desespero pequeno-burguês colocando a alternativa militar e do próprio fascismo, combinando as alternativas tem mantido uma permanente ofensiva para a retirada de direitos bravamente conquistados com muita luta e sangue dos trabalhadores.

Este primeiro de maio de 2016 é especial, trata-se do fim de mais um ciclo econômico entrelaçado totalmente com a economia mundial e da crise capitalista correspondente. Não só isto, este 1º de maio presencia o fim de mais um ciclo e pico de crise com a decisão da grande burguesia mundial e a reacionária burguesia brasileira em se descartar de um governo burguês de frente popular (governo do PT).


Este ano pretendemos realizar um 1º de maio proletário que represente os interesses históricos dos trabalhadores (proletariado mundial) e de discussão sobre o caráter, os motivos e os possíveis desenlaces do momento atual brasileiro.
Vamos discutir a problemática da corrupção, das reformas, das tendências fascistas (do ódio ao PT e as organizações operárias, estudantis e populares) e dos ataques aos salários, empregos e direitos sociais que tudo indica, se aprofundarão.
Não faltem!
Sábado, 30 de abril de 2016 às 19:30 horas no Galpão da Associação Oeste, Rua Maria Aparecida dos Santos nº 50, Vila Conceição, Diadema, próximo a EE Vila Socialista.