Projeto de Extensão "Coletivo de Consumo de alimento UFABC e Associação Oeste de Diadema" coordenador pelo Profº José Paulo Guedes Pinto foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão para o ano de 2015, o projeto está apoiando o CCRU no desenvolvimento das ferramentas de organização em economia solidária e agroecologia, além de apoio logístico, espaço e estrutura para fortalecimentos dos coletivos (CCRUs) na Comunidade Acadêmica da UFABC e na Associação Oeste em Diadema.
Movimento Comunitário de Promoção Humana do Jardim Mirian: são parceiros na construção da rede CCRU, iniciaram suas compras coletivas e estão em processo de construção do coletivo de consumo de forma autônoma e independente, a parceria com o CCRU Associação Oeste é no sentido de fortalecimento da rede e construção prática e teórica do movimento campo cidade.
Coletivo de Consumo Rural Urbano - Solidariedade Orgânica - são parceiros na construção da rede CCRU, são coletivo autônomos e independentes formados por Técnicos Administrativos, Alunos, Professores e Terceirizados da comunidade Acadêmica da UFABC e membros da comunidades do entorno, já realizaram 9 distribuições e tem média de 60 consumidores a cada 15 dias, a parceria com o CCRU Associação Oeste é no sentido de fortalecimento da rede e fomentação do intercâmbio de teoria e prática entre movimentos sociais e comunidade acadêmica.
APROATE (ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES ORGÂNICOS DO ALTO TIETÊ): A APROATE nasceu em Suzano a partir dos cursos do Sistema Nacional de Aprendizado Rural - SENAR e se estendeu a outros municípios da região por opção dos agricultores que almejam o fortalecimento da associação na região. A Aproate é o principal produtor de folhas e legumes do CCRU, são todos produtores certificados, nosso objetivo com essa parceria é construir a aliança camponês operário por meio de uma relação direta, solidária e autônoma de escoamento de alimentos, e fomentar intercambio de teoria e prática entre produtores e consumidores desenvolvendo uma relação alternativa e mais humana.
COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SETE BARRAS: Nossos produtores de Banana e Palmito Pupunha, nosso objetivo com essa parceria é construir a aliança camponês operário por meio de uma relação direta, solidária e autônoma de escoamento de alimentos, e fomentar intercambio de teoria e prática entre produtores e consumidores desenvolvendo uma relação alternativa e mais humana.
COPAVA: localizada na agrovila III, do assentamento Pirituba, pertencente ao Movimento dos Sem-Terras (MST), situada nos municípios de Itapeva e Itaberá, sudoeste do Estado de São Paulo, Brasil. A Copava surgiu após longos debates entre os camponeses que anteriormente formavam a “Associação dos Pequenos Produtores da Agrovila III”. A COPAVA é nosso principal produtor de arroz e feijão, são produtos da marca Raízes da Terra, a produção está em transição para agroecologia. Objetivo além do consumo é comércio justo e solidário, intercambio entre produtores e consumidores.